INTRODUÇÃO   
Medicina preventiva é um ramo da ciência médica que tem como objectivo a prevenção e combate de doenças antes que estas atinjam a população, reduzindo a morbi-mortalidade através de vacinação e sensibilização da população no âmbito de higiene e saneamento do meio. E Reconhecimento da Área de Saúde é uma colectânea de informações preliminares sobre um espaço geograficamente bem definido no qual actua uma equipa de saúde sobre os trabalhos de saneamento e controle das endemias. O grupo de estudantes fez a recolha de dados no conselho municipal da vila de Massinga, nos dias 25 a 27 de Fevereiro do ano 2013.

OBJECTIVO GERAL

 Consolidar e aplicar na prática os conhecimentos teóricos no processo de ensino-aprendizagem, ao longo do curso na área de saúde comunitária.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

·        Identificar as características do meio ambiente, higiene e saneamento do meio;

·        Conhecer as características geográficas e ecológicas;

·        Conhecer as características físicas-naturais;

·        Identificar o clima e hidrologia;

·        Conhecer o tipo de solo vegetação, e relevo predominante;

·        Interpretar/analisar dados recolhidos;

·        Descrever as características sócio-económicas;

·        Identificar as principais infra-estruturas;

·        Identificar as fontes de abastecimento de água;

·        Conhecer o modo de tratamento de água nas diferentes fontes;

·        Conhecer o número e localização de sanitários públicos;

·        Descrever as condições habituais de manipulação e venda de produtos alimentares;

·        Conhecer o número e localização de cemitérios;

·        Conhecer o número e localização de lixeiras;

·        Identificar os serviços públicos de recolha de lixo;

·        Conhecer os tipos de habitação.

METODOLOGIA

Para a recolha dos dados usou-se a entrevista, com o técnico do conselho municipal.
BREVE HISTORIAL DA VILA DE MASSINGA

·        A história do município de Massinga não foge da história do distrito de Massinga, segundo o líder “Mugaduio” a origem de nome Massinga está ligada as migrações (MBATU), um grupo de imigrantes veio acampar-se na zona onde estão as antenas das TDM cujo líder concedia amparos a outros grupos que passavam do acampamento, num acto denominado “Kussingarela” dai o nome Massinga.

Em 1964 foi instinta a circunscrição de Massinga e criado em sua substituição e com a mesma área o conselho do mesmo nome (conselho municipal), cuja sede foi elevada a categoria de vila pela comissão municipal com a sua primeira sessão em 04 de Junho de 1964 por portaria número 17841, de 06 de Junho de 1964 e aprovada a planta constituída por 56 talhões e reservado para o estado os talhões 35 e 36.
CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS E ECOLÓGICAS

Localização e limites do distrito

O município de Massinga localiza-se no centro da província de inhambane possui uma área de aproximadamente 113km2, com um raio de 26km2.               

O Distrito de Massinga fica limitado a:

·        Sul pelo distrito de Morrumbene e Funhalouro;

·        Norte pelos distritos de Vilanculo e Mabote;

·        Este é banhado pelo canal de Moçambique e

·        Oeste pelo distrito de Funhalouro.

Divisão Administrativa
O distrito está dividido em 2 Postos Administrativos nomeadamente: Posto Administrativo de Massinga com Sede na Vila Municipal de Massinga e Posto Administrativo de Chicomo com sede na Povoação de Nhachengue e comporta 5 Localidades nomeadamente: Malamba, Chicomo, Lionzuane, Guma e Rovene.

 O município de Massinga é constituído por 12 bairros conforme mostra a tabela abaixo.

 
Bairros
Distribuição da população por bairros
21 de Abril
4500
Matingane
4345
7 de Setembro
5042
Eduardo Mondlane
4980
Guizúgo
2860
Cape-cape
2545
Conze
3360
Chilácua
1845
Malovécua
2850
Mudaúca
3040
Gongane
2470
Malembane
1993
Total
39830

Fonte: Plano municipal de desenvolvimento da vila de Massinga.

Comentários: O bairro mais povoado é o bairro 7 de Setembro com 5042 habitantes, verifica-se maior aglomeração nos bairros ao redor da vila municipal, e menos povoado nos bairros que estão distantes da vila municipal.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS-NATURAIS

Pretende-se fazer uma breve referência sobre alguns aspectos físicos-naturais que caracterizam o município de Massinga as quais de alguma forma exercem influência ao ambiente.

CLIMA E HIDROLOGIA

O clima é tropical húmido e é influenciado pela corrente quente do canal de Moçambique com predicação média de 1200mm, e é atravessado por um riacho chamado chicamba.

SOLO E RELEVO

O solo do município é do tipo arenoso e possui planícies com altitude baixa de 200 metros em todo território.

VEGETAÇÃO        

A vegetação predominante é do tipo exótico com destaque a coqueiros, cajueiros e mafureiras, e ocorre também espécies florestais nativas usadas para a exploração do combustível lenhoso.

CARACTERÍSTICAS SÓCIO-ECONÓMICAS E PRINCIPAIS INFRA-ESTRUTURAS

A população do município de Massinga é estimada em cerca de 39830 habitantes constituída na maioria por jovens e com as seguintes infra-estruturas:

·        BCI;

·         BIM;

·         TDM;

·        CM;

·        UP;

·        MCEL.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Número e localização de fontes de água na vila de Massinga

Fontes de água
Fontes funcionais
Fontes não funcionais
Bairros do município
Furos
Poços
Furos
Poços
Furos
Poços
Electrobombas
21 de Abril
8
8
1
8
7
0
7
Matingane
2
6
1
3
1
3
1
Eduardo Mondlane
2
11
1
8
0
3
4
7 de Setembro
2
0
1
0
1
0
4
Conze
2
0
1
0
1
1
5
Malovécua
1
1
1
0
0
1
1
Mudaúca
1
1
1
0
1
0
1
Malumbane
1
0
0
0
1
0
0
Chitsuco
2
0
1
0
1
0
1
Chilácua
2
0
1
0
1
0
0
Ngogane
1
0
0
0
1
0
0
Cape-cape
1
0
1
0
0
0
0
Total
25
27
10
19
15
8
24

Fonte: Estratégia para o desenvolvimento do distrito.

Comentários: Tendo em conta o número da população de cada bairro em relação aos furos e poços de água verifica-se maior necessidade de abertura de mais furos de abastecimento de água para o consumo da população, esta deficiência de furos de água faz com que a população desloca se aos rios a busca do precioso líquido.


Fornecedores e beneficiários de água por famílias na vila municipal

No de ordem
Nome do fornecedor
Bairros
Número de beneficiários
 
1
 
Razão
Xitsuco, E.Mondlane, 21 de Abril
 
520
2
Feliz Chipanela
Conze
63
3
Paúnde
E.Mondlane
205
 
4
 
Fernando Boagente
 
7 de Setembro
 
115
5
Judas Chicuava
E.Mondlane
51
6
Narciso Sinae
Malovécua
9
7
Rodrigues Nasceu
Mudaúca
280
8
Albino Maculuve
E.Mondlane
5
9
Samuel Tembe
Conze
68
10
Zunguze
Conze
22
11
Alfeu Supula
Conze
141
12
Gabriel Fernando
Conze
17
Total
12
7
1496

Fonte: Plano estratégico para o desenvolvimento do distrito.

 Em relação ao abastecimento de água é de salientar que os fornecedores acima citados são privados e estão sob tutela do conselho municipal da vila de Massinga, com tudo a água não sai regularmente, isto é toda hora, podendo haver restrições no seu fornecimento. Há necessidade dê-se melhorar o sistema de abastecimento de água e expandir a rede de abastecimento de modo a reduzir a distância percorrida pela população a procura do precioso líquido.

 MODO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

Algumas famílias usam cloro, certeza e fervura para tratamento da água principalmente ao redor da vila sede, as que se encontra distante da vila sede usam a fervura e a morringa.

NÚMERO E LOCALIZAÇÃO DE SANITÁRIOS PÚBLICOS

O município de Massinga com uma população estimada em cerca de 39800 habitantes só se dispõe de 2 latrinas públicas sendo uma no mercado da vila e a outra no mercado central sob gestão privada para garantir a sua conservação.

CONDIÇÕES HABITUAIS DE MANIPULAÇÃO E VENDA DE PRODUTOS ALIMENTARES

Mercados

 Os produtos são vendidos em condições precárias visto que os alimentos de pronto consumo são vendidos a céu aberto e expostos, o que pode perigar a saúde dos consumidores podendo assim contrair doenças diarreicas e outras parasitárias.

Restaurantes e lojas

Nestes locais os produtos são vendidos em mínimas condições pois, com o sistema de inspecção bem como de fiscalização, os patronatos criam todos mecanismo de manter em boas condições os produtos de pronto consumo.

 NÚMERO E LOCALIZAÇÃO DE CEMITÉRIOS

Localização
Número de cemitérios
7 de Setembro
1
Conze
1
Chissapene
1
Total
3

Fonte: Conselho municipal da vila de Massinga

Comentários: O cemitério localizado no bairro 7 de Setembro está vedado por um murro e dividido em duas partes onde uma parte é reservado para os cristãos e a outra para os islâmicos, verifica-se que a parte para os cristãos encontra-se cheio onde houve a necessidade de o município disponibilizar mais espaço. Os 3 cemitérios do município de Massinga não estão em condições pois não possuem coveiros sem disponibilidade de água e a limpeza não é regular, uma vez por ano.

NÚMERO E LOCALIZAÇÃO DE LIXEIRAS

No município de Massinga só existe uma lixeira localizada no bairro 7 de Setembro, é uma câmara aberta pela empresa de reabilitação das estradas (ANE), deste modo não se encontra em condições adequadas pois não possui nenhuma vedação, não há separação do lixo. Para além desta lixeira existe outras práticas que os munícipes de Massinga usam na gestão de lixo como é o caso de descarga de diferentes tipos de lixo em zonas com erosão.

Implicações: Estas práticas possibilitam o desenvolvimento assim como a proliferação de vectores veiculadores de agentes patológicos, o que constituem um atentado a saúde pública.

 SERVIÇOS PÚBLICOS DE RECOLHA DE LIXO

O município possui 3 tractores para a recolha do lixo, 12 pessoas responsáveis pela limpeza, das quais 3 no mercado central, 2 na avenida Eduardo Mondlane e o resto no mercado da vila, cuja limpeza é de segunda-feira a sábado das 05horas as 13horas.

SANEAMENTO BÁSICO

A vila conta com um plano de jornadas de limpeza nos locais públicos como é o caso de mercados, escolas e ao redor da vila sede, estas jornadas são realizadas com pessoal do SDSMAS e a comunidade estudantil de diferentes níveis de ensino, no comprimento do saneamento básico, o distrito tem evidenciado o maior esforço de modo a salvaguardar a vida da população no âmbito de saneamento do meio.

TIPOS DE HABITAÇÃO

O município de Massinga possui 3 tipos de habitação segundo as possibilidades e condições financeiras dos munícipes, verifica-se maior concentração populacional aos redores da vila municipal cujas habitações são materiais convencionais com tendências de expandir até todos os bairros do município, sendo misto nos bairros circunvizinhos da vila e de material local como é o caso de estacas, macute, caniço para as regiões mais distantes.     


 FONTES DE DADOS

·        Conselho municipal da vila de massinga;

·        Observação directa.

 

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

RELATÓRIO DO INQUÉRITO A 75 CASAS